O QUE É?
A conciliação financeira bancária é uma atividade de CONFIRMAÇÃO de todas as transações financeiras registradas no sistema de gestão da sua empresa e as informações disponíveis no extrato bancário da conta que realiza os pagamentos e recebimentos.
Sobre a IMPORTÂNCIA!
O objetivo dessa prática é ASSEGURAR que todas as transações foram realizadas em CONFORMIDADE e ainda, manter CONTROLE efetivo dessas movimentações de entradas e saídas de valores.
É um processo que te auxilia na manutenção da saúde financeira do seu negócio!
- Auxilia no controle das movimentações bancárias: Visando garantir os controles financeiros mais assertivos nos processos, identificando possíveis erros e discrepâncias nas informações financeiras;
- Evita prejuízos financeiros: Reduz os riscos como fraude, duplicidade de pagamentos, cumprimento com as obrigações fiscais, cheques estornados, depósitos não identificados; e
- Facilita as negociações com o bancos: Realizando a conciliação bancária a empresa consegue identificar as taxas e tarifas que o banco cobra mensalmente, tornando possível as negociações para a obtenção de taxas mais atrativas para seu negócio.
COMO realizar?
Para implantar a prática de conciliação bancária sugerimos alguns passos:
Passo 1: Reúna os documentos necessários: Certifique-se de ter extratos bancários atualizados de suas contas comerciais e informações financeiras arquivadas em seu sistema, como faturas, recibos e outros comprovantes de pagamento.
Passo 2: Compare os dados: Compare os dados disponíveis no extrato bancário com os dados do sistema financeiro da empresa para confirmar se existem diferenças entre as transações registradas e concluídas.
Passo 3: Identifique erros: Identifique erros ou discrepâncias entre extratos bancários e informações do sistema financeiro, como transações duplicadas, depósitos desconhecidos, cheques NSF, etc. Em caso de divergências no extrato bancário, contate seu gerente para compreender a transação.
Passo 4: Registre informações: Registre informações atualizadas no sistema financeiro da sua empresa para manter um controle financeiro mais preciso e garantir que ele esteja correto e atualizado, passível de análises que irão direcionar TOMADAS DE DECISÕES MAIS SEGURAS E ASSERTIVAS!
Passo 5: Acompanhamento de conciliação bancária: A conciliação deve ser feita regularmente, de preferência diariamente para evitar que erros se acumulem e dificultem o processo.
Dica: O uso de um software de gerenciamento financeiro pode ajudar a automatizar e simplificar o processo.
Cesário Martins