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Conciliação Financeira Bancária para o seu Negócio!

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O QUE É?

A conciliação financeira bancária é uma atividade de CONFIRMAÇÃO de todas as transações financeiras registradas no sistema de gestão da sua empresa e as informações disponíveis no extrato bancário da conta que realiza os pagamentos e recebimentos.

Sobre a IMPORTÂNCIA!

O objetivo dessa prática é ASSEGURAR que todas as transações foram realizadas em CONFORMIDADE e ainda, manter CONTROLE efetivo dessas movimentações de entradas e saídas de valores.

É um processo que te auxilia na manutenção da saúde financeira do seu negócio!

  • Auxilia no controle das movimentações bancárias: Visando garantir os controles financeiros mais assertivos nos processos, identificando possíveis erros e discrepâncias nas informações financeiras;
  • Evita prejuízos financeiros: Reduz os riscos como fraude, duplicidade de pagamentos, cumprimento com as obrigações fiscais, cheques estornados, depósitos não identificados; e
  • Facilita as negociações com o bancos: Realizando a conciliação bancária a empresa consegue identificar as taxas e tarifas que o banco cobra mensalmente, tornando possível as negociações para a obtenção de taxas mais atrativas para seu negócio.

COMO realizar?

Para implantar a prática de conciliação bancária sugerimos alguns passos:

Passo 1: Reúna os documentos necessários: Certifique-se de ter extratos bancários atualizados de suas contas comerciais e informações financeiras arquivadas em seu sistema, como faturas, recibos e outros comprovantes de pagamento. 

Passo 2: Compare os dados: Compare os dados disponíveis no extrato bancário com os dados do sistema financeiro da empresa para confirmar se existem diferenças entre as transações registradas e concluídas.

Passo 3: Identifique erros: Identifique erros ou discrepâncias entre extratos bancários e informações do sistema financeiro, como transações duplicadas, depósitos desconhecidos, cheques NSF, etc. Em caso de divergências no extrato bancário, contate seu gerente para compreender a transação.

Passo 4: Registre informações: Registre informações atualizadas no sistema financeiro da sua empresa para manter um controle financeiro mais preciso e garantir que ele esteja correto e atualizado, passível de análises que irão direcionar TOMADAS DE DECISÕES MAIS SEGURAS E ASSERTIVAS!

Passo 5: Acompanhamento de conciliação bancária: A conciliação deve ser feita regularmente, de preferência diariamente para evitar que erros se acumulem e dificultem o processo.

Dica: O uso de um software de gerenciamento financeiro pode ajudar a automatizar e simplificar o processo. 


Cesário Martins