Você está visualizando atualmente Decisões e Dinheiro

Decisões e Dinheiro

  • Autor do post:
  • Tempo de leitura:6 minutos de leitura

“Ah! O Dinheiro? É a fonte de todo mal”
“Dinheiro foi feito para gastar mesmo”
“Dinheiro não compra felicidade!”
“Dinheiro não nasce em árvore, menino”
“Todo rico é ganancioso”
“Quem tem muito dinheiro não é feliz”

Eu tenho certeza que você já ouviu alguma dessas frases em algum momento da vida, ou quem sabe, muitas delas! Mas já parou para pensar sobre o impacto dessas influências verbais?

Nosso cérebro é uma maravilhosa máquina de associações, isso significa que trabalha relacionando “arquivos” em “pastas” cuidadosamente categorizadas.

Se você buscar sua pasta DINHEIRO, quais arquivos irá encontrar?

Falar sobre dinheiro, é falar, de alguma forma, sobre o nosso dia a dia ou sobre a vida, mas é muito comum um certo desconforto quando o assunto vira pauta, e isso acontece porque, o lugar da orientação financeira é um espaço não preenchido na vida da maioria das pessoas. Em regra, a família não ocupou esse papel na infância, e a educação formal também não se dedicou a isso.

Então, na prática, ao longo das nossas vidas, nós vamos construindo percepções sobre o dinheiro, a partir da observação dos parâmetros das pessoas mais próximas, e essa construção começa ainda na infância, com nossos pais, e vai se enraizando através dos nossos relacionamentos e vivências.

E lá vai outra pergunta: Você está feliz com os resultados do seu negócio? E antes de refletir sobre a resposta eu sugiro associar um fato a ela: O desempenho do seu negócio é resultado das suas TOMADAS DE DECISÕES!

Isso mesmo! Suas decisões = Seus resultados. Equação simples, não é mesmo?
Nem tanto…

A qualificação do processo decisório é o desafio supremo da jornada empreendedora! Quer provas?

Pesquisas apontam que um adulto toma 35 mil decisões por dia. Isso inclui, é claro, decisões que você empreendedor/ gestor toma em seu negócio!

Desse volume enormeeeeee de decisões, 95% são decisões inconscientes! Ou seja, apenas 5% estão no “campo” da consciência.

Segundo Kanneman, psicólogo que ganhou prêmio Nobel de economia em 2002, nós temos 2 sistemas trabalhando concomitante no processo de uma tomada de decisão, que ele chama de Sistema 1 e Sistema 2. O grande problema é que o sistema 1 opera de forma automática e rápida, com pouco ou nenhum esforço e nenhum senso de controle voluntário. Nele, moram as “regras de bolso” que estamos colecionando em nossa pasta de arquivos desde a infância, lembra? E que nem sempre refletem a realidade das coisas… E essas “regras” provocam vieses, ERROS! Que impactam diretamente no desempenho financeiro do seu negócio!

Convencido sobre o desafio da qualificação do seu processo decisório?

Mas calma, tem jeito! Todo processo de mudança acontece a partir de um processo de aprendizagem. E quando o assunto é DECISÕES e DINHEIRO, reconhecer suas percepções ou seus padrões de pensamento é o 1º PASSO PARA TRANSFORMAÇÃO.

Como fazer isso?

Observe seus pensamentos diante das perguntas abaixo:

  1. Você é rico?
  2. Seu negócio enriqueceu ou empobreceu nos últimos anos?
  3. Enriquecer é o principal objetivo do seu negócio! Você tem clareza sobre o impacto positivo desse processo?

Seus pensamentos conduzem suas decisões e elas geram seus RESULTADOS!

Ah! Enriquecer é sim, o $eu negócio!

#vaidarcerto


Mayara Ledo